Corrigido erro Disqus não sincronizar com WordPress

Uso Disqus a um bom tempo em meus sites e blogs, as facilidades são inúmeras e assunto para outro artigo. Em um dos meu sites os comentários do Disqus não eram sincronizados com o WordPress automaticamente, e se você pensar bem, isso não é bom. Se algum dia eu vier a parar de usar o Disqus por qualquer motivo, meus comentários estarão nele e não no Banco de Dados do WordPress. Esse problema basicamente ocorre com sites que usam plugin ou soluções em Cache como CloudFlare, Hyper Cache, W3 Total Cache e outros, isso ocorre por que o Disqus usa o Cron padrão WordPress para acionar a tarefa de sincronizar os comentários. No entanto o Cron é executado somente se um usuário “real” fizer a chamada, se as pessoas que acessarem seu site estiverem no cache, a tarefa nunca é executada pois o seu banco de dados WordPress é acessado a partir do cache e o Cron não é executado. Eu consegui resolver o problema do Disqus não sincronizar com WordPress com ajuda do próprio Disqus.
O suporte do Disqus oferece algumas dicas de como corrigir isso, mas se você for como eu, que não entende muito de HTML e afins, precisa de algo um pouco mais concreto, com imagens e um passo-a-passo simples. Bem, depois de eu quebrar a cabeça com uma coisa tão simples, eu faço esse tutorial para quem estiver com o mesmo problema.

Como corrigir o erro do Disqus não sincronizar com WordPress

A primeira coisa a se fazer é habilitar seu Cron para rodar a tarefa desejada. O Cron é um agendador de tarefas com base em tempo, e ele irá executar a tarefa de sincronizar os comentários do Disqus para você. Ele vem por padrão desabilitado no WordPress e você pode ler mais sobre isso no site do WordPress. Para ativar o Cron você precisará de acesso ao arquivo wp-config.php, geralmente você tem o acesso FTP ou acesso ao Cpanel do seu servidor, caso não tenha, entre em contato com o suporte de sua hospedagem e solicite a alteração.

1° – Ativando o Cron

wpcron wordpress Disqus

O wp-config está localizado na raiz do seu site, dentro de public.html, abra-o e adicione:

/** Comentarios sincronizar com o Disqus automaticamente */
define( ‘ALTERNATE_WP_CRON’, true );

wpcron wordpress 1

Feito isso o seu Cron estará ativo. De acordo com o Disqus, somente essa configuração ja resolveria o problema. Se para você ainda não resolveu, continue seguindo os próximos passos.

2° – Configurando Cron com o plugin WP Crontrol

WP-Crontrol Disqus

Agora iremos adicionar uma tarefa para o Cron executar, para fazer isso iremos utilizar o plugin WP-Crontrol  que você deve instalar em seu WordPress.
Com o plugin instalado e ativado vá em Configurações > Cron Schedule

WP-Crontrol schedules disqus

Nesse painel, vamos adicionar a tarefa “dsq_sync_forum” que irá sincronizar os comentários do DIsqus com WordPress, definiremos 600 segundos (10 minutos) para cada intervalo de execução da tarefa, esse tempo você pode colocar de acordo com suas necessidades e o nome a sua escolha somente para identificação. Aperte Cron Schedule.

Disqus sincronizar wordpress cron

Para saber se deu certo, veja quantos comentários você tem, após 15 minutos, volte e veja se esse numero aumentou.

comentarios wordpress

3° Versão mais recente do Disqus

Essa com certeza é a ultima coisa que você poderia imaginar, mas realmente acontece de esquecermos de atualizar nossos plugins ou até mesmo por alguma fala, o WordPress pode não nos avisar que ha uma atualização para ser feita. Você pode verificar a versão mais recente na pagina do plugin no WordPress.

disqus versão recente

4° Reset nas configurações do Disqus

Pode acontecer que, quando você instalou e configurou o Disqus em seu site, algo saiu errado e corrompeu o plugin. Para dar um reset é simples e você não perde nenhum comentário, esta ele no WordPress ou no DIsqus. Basta ir em Comentários > Disqus > Plugin Settings

disqus plugin settings

Desça até o final na pagina e selecione Reset.

reset disqus

O processo é rápido, feito isso você deverá reconfigurar o Disqus em seu WordPress, processo rápido e fácil. Basta inserir seu usuário e senha do Disqus e selecionar o site desejado.

disqus data base

5° Desativando tudo

Se você chegou até aqui e ainda esta com problemas para sincronizar seu Disqus com o WordPress, significa que estamos ficando sem opções. Agora você terá que seguir alguns passos simples, mas que vão impactar seu site para seus visitantes.

  • Temporariamente volte seu tema atual para o tema padrão do WordPress, você pode user o Twenty FifteenTwenty Fourteen;
  • Vá nas opções avançadas do Disqus (Comentários > Disqus > Plugin Settings) e clique para sincronizar “Sync Comments” e aguarde. Se não funcionar, ou tiver algum erro, repita a solução 3;
  • Desative temporariamente todos os plugins, exceto o Disqus claro;
  • Clique em Sync Comments novamente.

6° Rodando Scripts Disqus manualmente

Alguma coisa esta muito errada, mas vamos continuar para tentar resolver não é mesmo! Se você tentou sincronizar os comentários e não consegui nas etapas anteriores, iremos na fonte do script.
Para isso você deverá acessar seu Cpanel e ir em Avançado > Trabalhos Cron

trabalho cron disqus

Adicione a tarefa ao Cron, é basicamente o que fizemos na etapa 2, mas direto no servidor. O Comando é:

php -q <wordpressdir> /wp-content/plugins/disqus-comment-system/scripts/export-comments.php

cron disqus

7° Banco de Dados corrompido

Agora a coisa ficou seria! Essa etapa ira apagar todos os seus comentários importados do Disqus, ou seja, faremos um reset nos comentários e o Disqus irá sincronizar novamente. Tenha certeza do que esta fazendo.
Para isso vá nas opções avançadas do Disqus (Comentários > Disqus > Plugin Settings) desça até o final em Import and Export. Selecione a caixa “Remove all imported Disqus comments before syncing” (Remover todos os comentários importados dos Disqus antes da sincronização). Aperte Sync Comments.

disqus fix

Seu Disqus ainda não sincroniza?

Agora, não tem jeito! Você terá que entrar em contato com o Disqus através do fórum deles. Envie para eles os seguintes dados:

  1. Descreva exatamente o problema e tudo que tentou fazer;
  2. As informações de depuração em  (Comentários > Disqus > Plugin Settings) no final da pagina: Debug Information;
  3. O que você tentou das etapas de 1 à 5 e o que aconteceu;
  4. Pegar o Dump (despejo de dados) das seguintes tabelas do SQL: wp_posts, wp_postmeta, wp_comments, wp_commentmeta. Para essa etapa, sugiro que peça a um especialista da área, um programador ou Webdesigner.

São essas as soluções disponíveis no site do DIsqus, espero que tenha servido para você. Deixe seu comentário, ajudarei como puder.

[Total: 1    Média: 5/5]

Pedro Armindo

Compartilhando o que aprendi.

  • Alexandre Queiroz

    Muito bom 🙂

%d blogueiros gostam disto: