Como reinstalar o WordPress totalmente

Eu tenho um site de downloads de aplicativos para Android, e a muito tempo estava com o site totalmente lento, travado, com vários bugs que eu não sabia resolver. O erro mais constante era “error establish database connection” erro ao estabelecer conexão com o banco de dados, o grande problema desse erro é: Ele é genérico! Ou seja, pode ser qualquer coisa que esta atrapalhando a comunicação com o banco de dados, e como descobrir isso? Como resolver isso? Como deixar meu site rápido como era antes? Como reinstalar o WordPress?

Existem algumas forma de se tentar resolver, mas se você chegou até aqui, já tentou varias outras coisas sem solução. Depois de muito pesquisar foi ai que eu descobri uma coisa incrivel. Eu mesmo tinha feito aquilo com meu site, ao instalar e desinstalar diversos plugins, temas, complementos, anúncios e etc. E havia uma forma de resolver, era basicamente reinstalando o WordPress totalmente. E procurando pelo guru da internet, não encontrei nada relacionado. Então resolvi trazer esse passo-a-passo.

Como reinstalar o WordPress totalmente

  1. Faça um backup completo de seu site, seja você mesmo fazendo isso pelo Cpanel ou pedindo ao seu serviço de hospedagem, na imagem abaixo eu fiz pelo Cpanel;
    Screenshot (28)
  2. Feito backup completo do seu site, você ira instalar o WordPress novamente em seu servidor em uma pasta separada, no Cpanel caso você tenha o Softculous pode usar ele para instalar, eu fiz por ele por sem mais pratico e fácil;
    Screenshot (12)
  3. Instale um novo WordPress em uma pasta dentro do seu site, eu instalei na pasta “site”;
    Screenshot (14)
  4. Crie seu usuário e senha;
    Screenshot (15)
  5. Esse etapa é muito importante! Em Advanced Options, dê um nome para sua tabela, pode ser qualquer nome. Mas em Table Prefix você deve colocar o mesmo que ja esta na sua tabela atual. Geralmente é “wp_” por padrão no WordPress, caso você não saiba o nome da sua ou tenha duvida, vá para o passo XXX e veja como saber o nome da sua tabela;
    Screenshot (21)
  6. Instale o WordPress e vamos iniciar a copiar as informações para a nova instalação, para que você não perca nenhum dado;
    Screenshot (17)
  7. Abra o painel atual do WordPress e o novo painel do WordPress, nome que um esta no seu acesso normal “http://SeuSite.com.br/wp-admin” e o outro em “http://SeuSite.com.br/site/wp-admin” e copie as informações para o novo. Em Configurações Gerais, ainda não mude o “Endereço do WordPress (URL)” e “Endereço do site (URL)”
    image
  8. Vá de menu em menu configurando tudo da mesma forma assim como os plugins, tema, anúncios que utiliza, etc;
    Screenshot (22)
  9. Nessa etapa, adicione somente os plugins essenciais para o funcionamento do seu site, pois se você esta com algum erro, é importante instalar um plugin por vez e esperar para saber de onde ocorre o problema. No meu caso eu instalei os sguintes plugins:
    1. Disqus Comment System
    2. Contact Form 7
    3. User Role Editor
    4. Yoast SEO
      Eu ainda vou adicionar mais plugins conforme a necessidade, mas no momento, são somente os essenciais como eu disse.

 

Importação e Exportação de configurações

A maioria dos plugins e temas oferece a função de importar e exportar configurações. Se você tiver plena certeza que os problemas do seu site não estão vindo do tema, você pode procurar alguma opção nele para exportar as configurações e importar para o novo. Eu vou fazer como exemplo a exportação e importação do plugin da Yoast SEO.

Importação e Exportação Yoast SEO

  1. No plugin Yoast SEO, vá em ferramentas;
  2. Importar e Exportar;
  3. Selecione a aba Exportar;
    Screenshot (19)
  4. Selecione “Incluir Metadados das Taxonomias” e clique em Exporta Configurações do Yoast SEO;
  5. Em seguida uma mensagem de Exportação concluída aparecerá na parte superior da tela, clique para fazer o download do arquivo;
    Screenshot (18)
  6. Para realizar a importação na nova instalação, o procedimento é semelhante, bastando selecionar Importar e selecionar o arquivo baixado anteriormente.
    Screenshot (20)

Importação e Exportação Tema WordPress

Cada tema tem ou não uma ferramente de importação e exportação. Caso seu tema não tenha, sugiro que faça as mudanças manualmente, notando sempre se fez algum muito drastico, que poderia afetar a estabilidade do site, para poder reverter a alteração se necessário.

Importação e Exportação Widgets

Vá em seu Widgets e faça a implementação no nome WordPress, nessa caso você deve fazer manualmente, novamente para evitar problemas com o novo site.

 

Instalação e migração do Branco de Dados

Feito todas essas etapas, iniciaremos com a migração do Bando de Dados, sugiro fazer isso em um horário que você tenha menos acessos ao seu site. O processo todo a partir de agora leva aproximadamente 30 minutos, dependendo da quantidade de arquivos que você possua em seu site e o tamanho das tabelas de banco de Dados.

  1. Acesse o phpMyAdmin;
    Screenshot (22)
  2. Acesse a sua nova tabela de Banco de Dados, a que criamos com o novo WordPress, essa parte é importante e não pode haver erros. Nós fizemos o backup, mas mesmo assim tome cuidado!
    Screenshot (23)
  3. No novo Banco de Dados, você ira apagar as seguintes tabelas:
    • wp_commentmeta
    • wp_comments
    • wp_links
    • wp_postmeta
    • wp_posts
    • wp_terms
    • wp_term_relationships
    • wp_term_taxonomy
    • wp_usermeta
    • wp_users
  4. Vão sobrar somente as seguintes tabelas:
    Screenshot (25)

    • wp_options
    • wp_termsmeta
  5. Feito isso, você agora ira na sua tabela de Bando de Dados atual e ira copiar essas mesmas tabelas para o Banco de Dados novo. Clique em cima de cada tabela, uma por vez e selecione Operações;
    Screenshot (26)
  6. Em Copia tabela para (base-de-dados.tabela): selecione a tabela nova para qual você ira mandar a tabela antiga;
    image
  7. O processo é praticamente instantâneo;
    Screenshot (27)
  8. Você deve copiar tabela por tabela. Mas somente as tabelas que nós apagamos antes, que são elas
    • wp_commentmeta
    • wp_comments
    • wp_links
    • wp_postmeta
    • wp_posts
    • wp_terms
    • wp_term_relationships
    • wp_term_taxonomy
    • wp_usermeta
    • wp_users
  9. Caso você tenha algum sistema de ranking, votação em posts ou outro plugin que utilize tabela, copie também;
  10. Esse processo, caso você não tenha entendido, são para copiar todo o conteúdo do seu site para o novo que instalamos, posts, paginas, comentários, categorias, tags e etc.

 

Apagando arquivos antigos e instalando o novo WordPress

  1. Agora estamos nos momentos finais, e essa etapa é muito importante, não mais que as outras, mas também deve tomar cuidado. Iremos apagar o conteudo antigo do seu WordPress e colocar o conteúdo novo. Para isso em seu Cpanel ou via FTP você ira apagar TUDO que for relacionado ao seu WordPress antigo, deverá manter somente as seguintes pasta e arquivos;
    • Pasta: wp-content > uploads (todo o conteúdo da pasta uploads)
    • Pasta: site (onde criamos o novo wordpress)
    • Arquivo: robots.txt
    • Arquivos .htaccess (caso possua)
  2. Note que dentro da pasta wp-content ha varias outras pastas, elas devem ser apagadas.
  3. Feito isso, você terá somente o a pasta site e os arquivos de uploads dentro do seu servidor agora. Bem, o processo agora é simples e delicado;
  4. Dentro da pasta site, você ira copiar todos os arquivos para a pasta public_html (a pasta onde estavam os outros arquivos que você apagou) mas não copie a pasta wp-content ainda!
  5. Dentro da pasta site/wp-content, você copiar as pastas contidas para a pasta wp-content antiga, mas não deve copiar a pasta uploads! Pois ela ira substituir a pasta atual e você perderá seus arquivos. Então copie todas as pastas, menos a uploads;
  6. Feito isso, apague a pasta site que criamos.
    image

Alterando a URL do WordPress pelo Bando de Dados

Lembra que não mudamos o “Endereço do WordPress (URL)”, pois é, temos que mudar agora. E vamos fazer isso pelo Bando de Dados.

  1. Abra o PHPmyAdmin;
    Screenshot (22)
  2. Selecione o seu novo Bando de Dados e vá na tabela wp-options
  3. Em seguida, ira visualizar os campos de URL que precisa ser alterados. Retire o /site e pronto.
    Screenshot (25)
  4. Feito isso, você pode acessar seu site novamente, com tudo que você tinha antes. Mas sem os problemas.

Esse processo é para a reinstalação do WordPress do zero para o seu site que esta no ar. Vale lembrar que você deve monitorar o Log de erros para saber se esta tudo funcionando corretamente. Você pode acessar seu erro_log pelo seu Cpanel, na pasta public_html.
Screenshot (26)

Possíveis erros

Caso você tenha algum erro, como “sem permissões suficientes para acessar esta página” você provavelmente fez algo errado no Bando de Dados. Volte e refaça o processo.

Screenshot (32)

 

Se tiver alguma duvida, deixe seu comentário. Ficarei feliz em tentar te ajudar.

[Total: 1    Média: 5/5]

Pedro Armindo

Compartilhando o que aprendi.

%d blogueiros gostam disto: